Modalidades de Geração em Micro e Minigeração Distribuída

photovoltaic-2814504_1920

Existe três tipos de modalidades de geração em micro e minigeração distribuída: empreendimento com múltiplas unidades consumidoras, geração compartilhada e autoconsumo remoto, estas modalidades estão previstas na Resolução Normativa N° 687 de 24 de Novembro de 2015.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras: condomínios horizontais ou verticais, em que os consumidores se unem para instalar um micro ou mini sistema fotovoltaico on-grid para compartilhar a energia gerada e utilizá-la para alimentar as áreas de uso coletivo.

Geração compartilhada: dois ou mais consumidores desde que estejam sobre a mesma área de concessão da distribuidora podem se unem por meio de consórcio ou cooperativa para instalar um micro ou mini sistema fotovoltaico on-grid e compartilhar dos créditos de eletricidade gerados.

Autoconsumo remoto: possibilita que o consumidor residencial ou comercial possa instalar um micro ou mini sistema fotovoltaico on-grid em um local diferente de onde está o consumo e utilizar os créditos de eletricidade gerados para abater o consumo. Sendo que o local onde será instalado o sistema fotovoltaico on-grid pode ser um imóvel, terreno etc., as contas de eletricidade de ambos os locais devem estar sob a mesma titularidade e dentro da mesma área de concessão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp