Sistemas Elétricos de Potência (SEP)

current-1998106_1920

Sistemas Elétricos de Potência (SEP), conjunto constituído por centrais geradoras de eletricidade, subestações de transformação e de interligação, linhas de transmissão e receptores, ligados eletricamente entre si. São sistemas de grande porte em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Sendo a geração de eletricidade provinda de grandes centrais geradoras localizadas de acordo com as suas características. Usinas Hidrelétricas usam a energia potencial fornecida pelo represamento de rios localizados em pontos estratégicos com maior capacidade de eficiência. Usinas Termelétricas são direcionadas para pontos mais remotos e se localizam mais próximas a transmissão e controle. Centrais geradoras Eólicas, Fotovoltaicas e de Cogeração qualificada, são dimensionadas para locais aonde há um alto aproveitamento de fontes alternativas de energia, necessidade de implementação de fontes renováveis, e para atender as necessidades dos que optam por micro e minigeração distribuída.

Sendo assim o sistema elétrico de potência abrange todas as fontes e formas de geração de eletricidade, e transmissão até o consumidor final.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp